terça-feira, 4 de outubro de 2011

Leitura, análise e interpretação dos elementos do mapa temático

A informação visual possui uma linguagem própria e, por isso, para ser compreendida necessita ser aprendida. A leitura de representações gráficas depende da mensagem vinculada e dos objetivos de cada representação (ARCHELA, 1999 p. 6).
Os elementos que compõem um mapa temático são: título, legenda, convenções cartográficas, proporção e escala, imagem bidimensional do mapa, grade de coordenadas referentes à projeção cartográfica adotada e a documentação que foi fonte para sua elaboração. Neste sentido, o leitor necessita conhecer e compreender esses elementos para realizar a leitura, análise e interpretação de um documento cartográfico. A função de cada elemento no mapa é:
1. Título: O título deve informar ao leitor os fenômenos representados, os locais e a data de ocorrência.
2. Legenda: As informações disponibilizadas na legenda não devem causar dúvidas quanto aos objetos a que se referem.
A legenda deve ser colocada de forma que não sobreponha detalhes importantes do documento. Devem ser inseridas fora da área do conteúdo do mapa, assim como a escala, as fontes de informação, a orientação quanto ao norte, etc.
3. Convenções Cartográficas: As convenções cartográficas abrangem símbolos que representam os diversos elementos geográficos. Elas possibilitam sua representação, de maneira proporcional à sua importância. Deve-se ressaltar que a variedade e a quantidade de símbolos em um mapa devem ser sempre consideradas em função da sua escala.
Desta forma, o autor deverá utilizar, com o máximo rigor, as dimensões e quantidades de símbolos para manter a harmonia entre os seus elementos, não permitindo uma poluição visual.
Sempre que a escala permitir, os elementos geográficos deverão ser representados de acordo com a grandeza real e as particularidades de sua natureza.
4. Escala: Para Joly (1990, p. 22), a escala é um meio de representar, numa dada superfície de papel, uma maior ou menor porção do espaço. Para esse autor, todos os meios de expressão e todos os procedimentos de representação dependem da escala. Por isso, a mudança de escala exige uma revisão do sistema gráfico para manter a precisão de detalhes.
5. Imagens Bidimensionais: O termo mapa refere-se a uma imagem bidimensional (x,y), que mostra a localização dos objetos de um determinado setor da superfície da Terra.
Segundo Martinelli (2003, p. 35), as dimensões x e y do plano permitem identificar a posição do objeto ou lugar representado (Figura 1).

6. Fontes de informações: as fontes para elaborar mapas variam amplamente em tipo e quantidade, sendo classificadas em:
a) Fontes primárias: dados originais obtidos especificamente para a geração de um mapa.
b) Fontes secundárias: dados complementares obtidos de mapas, relatórios, censos já realizados para fins diversos e que são utilizados na elaboração de um mapa.
c) Fontes intermediárias: dados obtidos através de Sensoriamento Remoto, como imagens de satélite, fotografias aéreas, dentre outros. (MENEGUETE; MELO, 2003, p. 3).


Nenhum comentário:

Postar um comentário