terça-feira, 4 de outubro de 2011

Orientação no espaço geográfico pelo norte magnético e por pontos cardeais

Num passado longínquo, os primeiros navegantes partiam dos continentes e ficavam restritos ao litoral, com medo de se perderem em alto mar. Devido a esse motivo, começaram a observar os astros, com seus movimentos repetitivos e cotidianos, sempre nas mesmas direções. E desta forma começaram a utilizá-los como pontos de referência.
Sendo assim, em vista do tamanho da superfície da Terra como é possível alguém se orientar? Primeiro é preciso saber que orientar em Cartografia significa determinar a posição de um lugar, adaptando-se ou ajustando-se à direção dele com relação ao Norte. No dia-a-dia também pode significar dirigir, guiar, reconhecer ou examinar a situação de um lugar, ou da posição em que se acha, para guiar-se.
Ao se pensar nos mais antigos meios de orientação utilizados pelo homem pode-se reportar aos astros como o sol, as estrelas (Polar, Cruzeiro do Sul), etc. O uso do Norte como referência proliferou-se com o uso da bússola, instrumento antigo e ainda muito utilizado para orientação, que adota como referência o Norte Magnético. Antes da criação desse instrumento, os navegantes orientavam-se pelo sol durante o dia e pelas estrelas durante a noite, porém com chuva ou nebulosidade, não conseguiam se locomover pois perdiam a orientação.
Com base na observação do movimento do Sol, convencionaram-se alguns pontos chamados de pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste). Onde o Sol nasce é chamado de nascente ou Leste (representado pela letra L ou E) e onde o Sol se põe é chamado de poente ou Oeste (O ou W). Além desses encontram-se, perpendicularmente a direção Leste-Oeste, os pontos cardeais Norte (N) e Sul (S).
Para visualizar os outros pontos cardeais a partir de Leste e Oeste deve-se abrir os braços da seguinte forma: posicione o corpo de maneira que o braço direito fique para Leste (E) ou nascente, direção onde nasce o sol. O braço esquerdo para Oeste (W). Sendo assim, à sua frente estará o Norte (N) e às suas costas estará o Sul (S). A partir destes pontos estabeleceram-
se os pontos colaterais, permitindo uma orientação mais precisa. São eles: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NW); Sudoeste (SW). Desse modo, forma-se a “Rosa dos Ventos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário